Sobre a Aura

Aura Minerals Brasil: conheça a 1ª mineradora de ouro a entrar na B3

A Aura é uma empresa canadense, listada na bolsa de valores de Toronto há quase duas décadas.

Aura | 15 de outubro de 2021

A Aura é uma empresa canadense, listada na bolsa de valores de Toronto há quase duas décadas. Sua principal atividade é a extração sustentável de ouro e cobre nas américas, gerando valor compartilhado entre acionistas, colaboradores e comunidade.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre as operações da Aura e considerar o ouro dentre suas opções de investimento, continue a leitura!

Quais são as operações da Aura?

A Aura Minerals tem a produção de ouro como seu "carro-chefe", correspondendo a 77% das operações da empresa. Em 2020, por exemplo, foram produzidas 204 mil onças de ouro, em 4 minas espalhadas pelas américas.

Saiba mais sobre as minas e projetos da Aura!

Ernesto/Pau-a-Pique

A mina brasileira de Enesto/Pau-a-Pique está localizada no estado do Mato Grosso, na região Centro-Oeste. Na localidade, encontram-se tanto depósitos a céu aberto como um depósito subterrâneo, tendo a extração de ouro como atividade principal. Em 2020, foram extraídas 71.643 onças no complexo.

Gold Road

A Gold Road está localizada em solo norte-americano, no Arizona (EUA). Atualmente, ela se encontra em fase de pré-operação, e tem 214.000 onças como recursos minerais inferidos a partir dos estudos preliminares.

Mina de San Andrés

A mina de San Andrés consiste em um complexo de minas a céu aberto, localizado nas montanhas ocidentais de Honduras. Sua aquisição aconteceu em 2009, como parte da estratégia de crescimento da Aura. Somente em 2020, a produção de ouro foi de 60.769 onças.

Aranzazu

A Aranzazu é uma mina subterrânea localizada a 800 km da cidade do México, que produz ouro, prata e cobre. É a principal mina produtora de cobre entre as propriedades da Aura, da qual foram extraídas 41.329 onças desse minério em 2020.

Junto às minas em produção, a Aura tem projetos para expandir suas atividades e alcançar as metas de produção previstas para os próximos anos.

São Francisco

A mina de ouro de São Francisco é um complexo situado no Mato Grosso, que teve a operação suspensa em 2016. O projeto da Aura é tornar a operação viável do ponto de vista dos custos e das reservas existentes. Para isso, espera-se usar da sinergia com o outro complexo da Aura no estado mato-grossense, entre outras estratégias.

Tolda Fria

O projeto Tolda Fria tem o objetivo de realizar a produção de ouro na cidade colombiana de Manizales. A região se destaca pela possibilidade de encontrar grandes quantidades de minerais de alto teor, com percentuais elevados de concentração nas rochas extraídas.

Almas

O projeto Almas está localizado no Tocantins. A proposta para atuar na localidade consiste em explorar um complexo de três áreas de mineração a céu aberto, com a instalação de uma central de processamento entre elas. As reservas e recursos na área estão inferidas em 694.035 onças.

Matupa

Outro projeto no Mato Grosso é a mina de ouro Matupa, na cidade de Guaranta do Norte. O depósito inferido por estudos é de 332.400 onças, e a região traz, ainda, o atrativo de ter uma excelente infraestrutura de transporte e serviços.

funcionárias da Aura Minerals Brasil em operação

Quais são as perspectivas de produção da mineradora?

Nos últimos 5 anos, a produção da Aura aumentou em aproximadamente 114%. A expectativa para 2021 está entre 250 e 290 mil onças de ouro, ou seja, mais que o dobro das 126 mil onças de ouro que foram produzidas em 2016.

A expectativa é que, com as operações atuais e os projetos de crescimento, a produção de ouro da companhia alcance de 400 a 480 mil onças até 2024.

Por que investir com a Aura Minerals Brasil?

Veja os diferenciais da Aura e saiba por que a empresa é uma boa parceira de investimento.

Solidez da organização

Em matéria recente do Invest News, muitos dos diferenciais da Aura foram destacados pelos analistas convidados pela publicação, tais como:

  • potencial de crescimento;
  • aumento da capacidade produtiva;
  • assertividade da aquisição de ativos;
  • caixa sólido;
  • dívida negativa.

Além disso, diferentemente do investimento direto em ouro, também é possível se beneficiar em caso de crescimento da empresa e pagamento de dividendos.

Vale destacar que a empresa conquistou o primeiro lugar no ranking 2021 TSX30™ em 2021, reforçando seu desempenho excepcional nos últimos anos, mesmo diante das condições desafiadoras do mercado na pandemia.

Alinhamento às exigências da sociedade atual

Outro diferencial é que a Aura adota o conceito de mineração 360°. Nele, existe uma conciliação dos interesses de diferentes stakeholders.

Essa visão é sustentada por pilares de atuação e seus respectivos valores, incluindo:

1. Comunidade:

  • respeito;
  • sustentabilidade.

2. colaboradores:

  • meritocracia;
  • segurança.

3. Companhia:

  • responsabilidade;
  • inovação.

Uma das iniciativas ligadas à responsabilidade social da Aura é o Women in Mining Brasil (WIM BRASIL). Entre outros objetivos, o projeto valoriza as mulheres no ambiente de mineração, especialmente com perfis técnicos que possam contribuir com excelência operacional e espírito inovador.

Possibilidade de investimento em ouro na B3

A Aura Minerals Brasil é a primeira mineradora de ouro listada na bolsa brasileira. Desde julho de 2020, os investidores podem comprar BDRs da empresa na B3.

A listagem aconteceu pelo processo de BDR patrocinado. Nesse modelo, a empresa realiza os trâmites junto a B3, contrata uma instituição depositária e negocia certificados representativos de seus valores mobiliários no pregão, no mesmo ambiente de negociação de ações nacionais.

Assim, além de reduzir a exposição ao mercado interno, acessando ativos estrangeiros e podendo receber dividendos de empresas no exterior, os investidores ainda têm o diferencial de expor o patrimônio ao segmento de produção de ouro. Logo, este pode ser um modelo prático para integrar a sua estratégia da carteira de investimentos.

O código de negociação é o AURA33. Portanto, para ter acesso ao ativo, basta efetivar a compra desses BDRs pelo home broker das corretoras ou plataformas de investimento, de maneira similar à aquisição de ações brasileiras.

É importante destacar que a Aura Minerals Brasil tem particularidades que devem ser consideradas ao pensar a sua estratégia de investimentos, levando em conta, ainda, a adequação desse ativo ao seu perfil de investidor. Além do mais, os BDRs facilitam o investimento em ativos no exterior e você pode usá-los para diversificar a carteira, expondo o patrimônio às commodities de ouro e cobre.

Para tirar dúvidas sobre a Aura, seus planos e operações, entre em contato com os nossos especialistas em relações com investidores!

[AVISO IMPORTANTE: este artigo é meramente informativo e não se trata de uma recomendação de investimento. Retornos passados, quando mencionados, se baseiam em fatos passíveis de demonstração, que servem apenas como referência histórica e não são garantia de retornos futuros. Investimentos envolvem riscos e podem resultar em perdas, inclusive da totalidade do capital investido, ou mesmo a necessidade de aportes adicionais, conforme o caso. O conteúdo deste artigo reflete apenas a opinião pessoal de seus autores.]

Posts Relacionados

Nenhum post relacionado até o momento