Investimento em Ouro

Saiba como comprar BDR e quais podem ser as vantagens

O Brazilian Depositary Receipt (BDR) é uma opção de investimento que se tornou acessível ao público-geral no segundo semestre de 2020.

Aura | 12 de maio de 2021

O Brazilian Depositary Receipt (BDR) é uma opção de investimento que se tornou acessível ao público-geral no segundo semestre de 2020. Por isso, como ainda se trata de uma modalidade recente, as dúvidas sobre como comprar BDR são bastante naturais e atingem vários investidores.

Esses ativos permitem o investimento em empresas estrangeiras, como é o caso da Aura Minerals. Logo, um ponto fundamental é entender o funcionamento desse tipo de título de valor mobiliário e quais são os riscos possíveis de exposição patrimonial envolvidos. Assim, o investidor pode avaliar se o aporte está adequado ao seu perfil e tomar uma decisão informada.

Continue a leitura deste conteúdo para tirar as suas dúvidas e entender como comprar BDR!

Entenda o que são os BDRs

Basicamente, o BDR envolve um investimento realizado no Brasil associado ao resultado de um ativo no exterior. Para isso, um intermediário se responsabiliza pela aquisição e custódia das ações, contratos e afins, ofertando-os internamente mediante emissão de recibos. Assim, a valorização ou desvalorização obtida lá fora reflete no resultado do título para o investidor brasileiro.

Um exemplo simples é o mercado de ações. Sem ter como comprar BDR, o investidor brasileiro teria de realizar a aquisição dos ativos junto à respectiva bolsa estrangeira, caso quisesse negociar papéis de fora do Brasil. Logo, teria diversos custos, até mesmo, com a remessa de dinheiro para o exterior.

Por outro lado, com a disponibilidade do instrumento, o investimento é realizado no Brasil, junto a uma instituição depositária. Esse personagem vai adquirir as ações no exterior, concedendo um recibo referente ao depósito. Consequentemente, sempre que as ações subirem ou descerem, o resultado é repassado — daí dizermos que o BDR é lastreado no ativo estrangeiro.

Conheça os tipos de BDR

O BDR pode ser patrocinado ou não patrocinado. No primeiro caso, a própria empresa estrangeira mobiliza um custodiante no exterior para fazer as negociações de seus ativos no Brasil, através de uma instituição depositária local, enquanto, no segundo, um terceiro realiza a operação sem a intervenção da companhia estrangeira.

BDR patrocinado

Nos BDRs patrocinados, encontramos três diferentes níveis de investimento. Na prática, eles dizem respeito a como o investidor pode ter acesso aos ativos e quais são as obrigações da empresa.

Nível 1

O nível 1 é caracterizado pela negociação direta. Para atuar nele, a empresa estrangeira não precisa registrar o ativo na bolsa de valores, e a transação ocorre no mercado de balcão desorganizado — que são os diversos ambientes para transações fora da bolsa.

Níveis 2 e 3

Os níveis 2 e 3 são caracterizados pelo registro da companhia na CVM e distribuição dos títulos na bolsa de valores. As empresas nesse estágio podem optar pela negociação no pregão ou usar o balcão organizado — que é o sistema de registro comum, atualmente, gerido pela própria B3.

A diferença entre ambos é quem pode investir. No nível 2, a oferta do ativo será destinada a um público de investidores restrito. Já o nível 3 possibilita que qualquer investidor tenha como comprar o BDR. Um exemplo de BDR de nível 3 são as ações da Aura Minerals (AURA33).

BDR não patrocinado

Os BDRs não patrocinados são vendidos com o auxílio de instituições financeiras e corretoras que fazem a intermediação. Enquanto no caso anterior, a própria empresa traria as ações para o Brasil, a participação dela aqui não é requerida.

Em termos simples, a custodiante comprará o ativo no exterior e venderá o direito sobre seu valor, ganhos e perdas. Perceba que a empresa estrangeira não precisa ter nenhum tipo de atuação no Brasil, ficando toda a responsabilidade a cargo do intermediador.

Exemplos de BDRs não patrocinados são as ações das big techs, como Alphabet (GOGL34), Apple (AAPL34) e Microsoft (MSFT34).

Veja se é vantajoso investir em BDRs

Os resultados dos investimentos dependem de fatores de mercado e mesmo um bom desempenho passado não garante valorizações futuras. Por isso, é possível indicar apenas características do título para que um investidor possa avaliar o BDR, principalmente em relação ao seu perfil.

Acesso a investimentos no exterior

A característica mais evidente é a possibilidade de investir em uma ação com lastro em um ativo no exterior. Dessa forma, seu investimento deixa de estar exposto apenas à economia brasileira.

Resultados em moeda estrangeira

O desempenho do ativo no exterior está baseado na moeda estrangeira. As variações de dólar, euro e afins, portanto, passam a afetar os seus resultados – positiva ou negativamente.

como comprar bdr

Lastro no ativo estrangeiro

Uma terceira característica é “importar o comportamento” do ativo estrangeiro. Por exemplo, se você adquire BDRs de ações, poderá ter um investimento mais volátil e de rendimento variável do que outras opções disponíveis em uma corretora.

Atualmente, além de ter como comprar BDR de ação, a B3 disponibiliza os ETFs estrangeiros. Os ETFs são fundos criados para espelhar o desempenho de um índice, como os equivalentes do IBOVESPA na bolsa americana e na alemã.

Taxas e impostos

O investidor deve avaliar a taxa de custódia e a taxa de corretagem, conforme a política adotada pela corretora de valores. Além delas, existe o pagamento de imposto de renda sobre os ganhos obtidos com BDRs.

Liquidação no Brasil

A conversão do BDR em dinheiro ocorre em moeda nacional, e não é preciso arcar com despesas relacionadas à remessa de recursos para o exterior.

Saiba como comprar BDRs

Os BDRs abertos ao público geral são negociados de forma similar aos demais ativos em corretoras e instituições financeiras. Aliás, no caso dos patrocinados de nível III, os papéis são vendidos no pregão da bolsa, aparecendo lado a lado com as ações de empresas brasileiras.

Abertura da conta em uma corretora

Inicialmente, para investir em BDRs o investidor precisa abrir uma conta em uma corretora de valores. Hoje, existem diversas organizações que permitem o investimento, até mesmo, via aplicativo de celular.

Avaliação do perfil do investidor

As próprias corretoras disponibilizam serviços para avaliar o perfil de investidor, como questionários automatizados e entrevistas com consultores especializados. Procure as informações de acordo com o custo-benefício, bem como pesquise por vídeos e materiais sobre o seu perfil, buscando sempre fontes confiáveis, com boa reputação no mercado e autorizadas a prestar tais informações.

Diversificação dos investimentos

Também é importante consultar especialistas autorizados e materiais especializados sobre como distribuir o patrimônio em diferentes investimentos. A ideia é que, com a exposição a ativos de diferentes características, você consiga gerenciar os riscos de seus investimentos, compensando as perdas de uns com os ganhos de outros.

Entendimento do câmbio

Pesquisar sobre os efeitos do câmbio também é relevante. Existem mecanismos que podem ser considerados até mesmo para minimizar os riscos. É o caso, por exemplo, de manter o aporte de 50% em dólar e 50% em real, podendo fazer com que a desvalorização de uma moeda valorize o câmbio da outra.

Levante as opções

Geralmente, os BDRs são colocados em uma seção própria das plataformas das corretoras, e a pesquisa ocorre pelo nome da empresa. A exceção são os patrocinados, que costumam estar na seção de empresas nacionais.

Os códigos de negociação contêm quatro letras acompanhadas dos dígitos 32, 33 ou 34. Por exemplo, o BDR da Aura Minerals é AURA33.

Pesquisa sobre as empresas

Procure também informações sobre as empresas nas quais você pretende investir, principalmente quais são os fatores de risco, inclusive aqueles que influenciam o desempenho das atividades delas.

Compra das ações

O último passo é comprar as ações junto à corretora de valores pela plataforma de negociação ou aplicativo de celular. Nesse estágio, é importante ter pesquisado bastante e conhecer os potenciais riscos e benefícios associados aos ativos que se pretende investir.

Com esses cuidados, traçamos um panorama simplificado sobre como comprar BDR. Lembre-se, portanto, de avaliar se o investimento é compatível com o seu perfil e considere sempre diversificar a sua carteira para gerenciar os riscos. Dessa forma, você adotará boas práticas em suas decisões de investimento.

Para aprender mais sobre os tipos de investimento disponíveis no mercado, conecte-se à Aura Minerals no LinkedIn e fique atualizado com as nossas publicações!


AVISO IMPORTANTEo presente artigo é meramente informativo e não se trata de uma recomendação de investimento. Retornos passados, quando mencionados, se baseiam em fatos passíveis de demonstração, que servem apenas como referência histórica e não são garantia de retornos futuros. Investimentos envolvem riscos e podem ensejar perdas, inclusive da totalidade do capital investido, ou mesmo a necessidade de aportes adicionais, conforme o caso. O conteúdo deste artigo reflete apenas a opinião dos autores.

Posts Relacionados

Entenda o que é uma boa carteira de investimentos e veja 5 dicas para diversificar os ativos

Investimento em Ouro
8 de junho de 2021
leia agora

Como comprar ouro na bolsa? Veja o passo a passo!

Investimento em Ouro
12 de maio de 2021
leia agora