Investimento em Ouro

Como comprar ouro na bolsa? Veja o passo a passo!

Há várias formas de comprar ouro: na forma física, de contrato futuro, fundos atrelados ao preço do metal, ações ou fundos de ações de empresas produtoras — ou seja, existem diferentes modos de investir nesse ativo.

Aura | 12 de maio de 2021

Há várias formas de comprar ouro: na forma física, de contrato futuro, fundos atrelados ao preço do metal, ações ou fundos de ações de empresas produtoras — ou seja, existem diferentes modos de investir nesse ativo. O ouro é um dos metais mais preciosos e valiosos do mundo, e é reconhecido como reserva de valor há muitos séculos, por diversas civilizações, e até os dias de hoje.

O ouro possui alta liquidez — de acordo com o World Gold Council, em 2020, a média diária de negociações foi de US$ 180 bilhões. Ser reconhecida como uma das principais reservas de valor do mundo, ainda com altíssima liquidez, fazem do ouro um investimento relevante a ser considerado no portfólio.

Investir em ouro também oferece proteção à inflação e às variações cambiais — caso o real seja desvalorizado em relação ao dólar, já que este ativo é precificado de acordo com esta última moeda — e às instabilidades da economia mundial — pois é tido como refúgio e proteção a cenários de incertezas e crises das economias globais.

Por isso, para muitos investidores se trata de uma proposta bem atrativa. Quer saber mais? Veja como comprar ouro e na bolsa!

Conheça as formas de comprar ouro

É possível comprar ouro das seguintes formas:

  • Ouro em barra (físico): você deve encontrar uma corretora com autorização do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O recomendado é comprar as barras comercializadas com lacre pelas distribuidoras (o transporte e guarda do ouro em casa podem envolver alguns riscos, mas há a vantagem de não pagar taxas administrativas);
  • ETFs: nesse caso, o ouro está atrelado a fundos de índice (ETFs) e vem revelando um bom desempenho nessa época de pandemia (os ETFs são fundos de investimento que estão sempre atrelados a algum índice referencial, e suas cotas são negociadas na bolsa como se fossem ações);
  • Contratos futuros: o contrato de compra/venda é que representa o metal e acompanha as variações de seu valor ao longo do tempo (as transações se realizam na bolsa considerando uma data futura);
  • Fundos de investimento: são práticos e oferecem rápida liquidez, sendo muito usados por investidores que almejam o longo prazo (oferecem mais segurança contra instabilidades e permitem aplicações mais baixas);
  • Empresas mineradoras: são uma alternativa para o investidor (bastando lembrar que, em 2020, o ouro subiu 20%, e as ações dessas empresas tendem a acumular alta considerável).
mulher avaliando para comprar ouro na bolsa

Veja o passo a passo para comprar ouro

Agora, veja o que é preciso fazer para comprar ouro na bolsa de valores.

Abra conta em uma corretora de valores

A corretora de valores é uma instituição que tem credenciais da B3 (bolsa de valores do Brasil) para servir de ponte entre você e o mercado financeiro. Para negociar com ouro, é necessário abrir sua conta, mas, antes de escolher, confira as taxas cobradas e os serviços prestados pela corretora.

Conheça o home broker e os códigos

Se sua intenção é investir em ouro por meio de contratos futuros, você deve aprender a trabalhar no home broker, porque é aí que os contratos serão negociados. O investidor só precisa fazer o pagamento da taxa de corretagem, já que a custódia é a corretora que assume.

Analise o mercado futuro

Comprar ouro na bolsa como ativo financeiro, por meio de contratos futuros, é recomendado para pessoas que já dispõem de algum conhecimento e experiência em renda variável. O objetivo é fazer especulações por, no máximo, poucas semanas.

Verifique os fundos de investimento

Caso sua intenção seja comprar ouro na bolsa visando o longo prazo, os fundos de investimento em ouro podem ser uma boa escolha. São práticos e rápidos, com o mínimo de burocracia. É só escolher, na corretora em que tem conta, qual é o fundo de investimento que deseja e aplicar um valor inicial.

Outra vantagem é que você terceiriza o gerenciamento do ativo para um profissional qualificado, o que minimiza os riscos.

Compre ações de mineradoras de ouro

As ações, ou papéis, também são recomendadas para investidores que visam o médio e o longo prazo. Mas nada impede que o investidor mais experiente negocie ações em curto prazo. Comprar ações de mineradoras pode ser uma boa opção, mas você deve analisar o histórico delas para decidir em quais compensa aplicar seu dinheiro.

No Brasil, atualmente, a única empresa produtora de ouro listada em bolsa é a Aura, que negocia recibos de suas ações originais, listadas na bolsa de Toronto, a TSX, e esse recibos são os chamados BDRs (Brazilian Deposit Receipt).

A negociação de BDRs na B3 é realizada via broker, da mesma maneira que outras ações do mercado, e hoje assim como a Aura, pode-se negociar BDRs de diversas outras empresas estrangeiras no ambiente da B3.

Quando detém uma BDR, o investidor efetivamente adquire uma ação da companhia na bolsa de origem, que fica em custódia de um banco no mesmo país. Mas, assim como qualquer outro investimento em ações, é importante analisar a empresa, suas estratégias, a governança, os ativos, a saúde do balanço financeiro, fatores de risco, etc.

Entenda as vantagens de comprar ouro na bolsa

Vamos conferir algumas vantagens de comprar ouro na bolsa. E lembre-se bem de qual empresa escolher, no caso de comprar ouro por meio de ações:

Receita em dólar

Muitas das mineradoras de ouro possuem 100% de sua receita em dólar por negociar o material com preço de referência internacional, em dólar. Em geral suas operações possuírem fatias relavantes, na maioria dos casos mais de metade, de seus custos em moeda local, uma vez que dependem de contratação de prestadores de serviços locais, se beneficiando dos momentos de valorização cambial do dólar.

Assim, caso o dólar permaneça valorizado em relação a outras moedas e se o ouro continuar sua ascensão, essas empresas tendem a gerar muito caixa e oferecer bons retornos aos acionistas.

Números consistentes*

A Aura, primeira e atualmente única empresa produtora de ouro listada na B3, tem trazido crescimento de suas receitas ano a ano, e em 2020 chegou à produção de 204 mil onças troy (cada onça troy equivale a 31,1034768 gramas), apesar dos impactos da COVID-19 durante o primeiro semestre do ano.

As perspectivas são de atingir entre 400 e 480 mil onças anuais até 2024, somente com os projetos que já estão em seu portfólio, de acordo com comunicado divulgado pela companhia ao mercado recentemente.

*Todas as informações deste tópico são públicas e podem ser obtidas por meios amplamente divulgados no mercado.

Crescimento acelerado

O crescimento é uma importante variável na hora de comprar ações de empresa produtora, ao invés de comprar o ouro de outras maneiras. Imagine uma empresa que está com vários projetos em desenvolvimento, quatro minas em operação e outras quatro em implantação!

Uma empresa que apresenta todas as condições para dobrar de tamanho até 2024, e ainda com a expectativa de pagar bons dividendos durante o período!

Mineração 360º

Uma boa mineradora, em tempos em que a preocupação com a sustentabilidade é uma das prioridades da economia mundial, deve compreender que ações positivas produzem reações positivas.

Empresas como a Aura olham para o futuro e têm uma visão completa sobre a mineração, compreendem que seus negócios impactam e beneficiam cada um dos envolvidos: acionistas, funcionários, países e comunidades em que atuam, meio ambiente e, é claro, as próprias empresas.

Outras vantagens

Outras vantagens de comprar ouro são:

  • ele é um ativo físico e de altíssima liquidez e, portanto, sempre terá valor de mercado;
  • a proteção de capital em momentos de crises e oscilações econômicas;
  • uma proteção para diversificação de investimentos;
  • a possibilidade de comprar barras de ouro como uma alternativa de investimento.

Vale lembrar que, ao comprar ouro na bolsa, você deve assumir duas taxas: de custódia e de corretagem, que variam conforme a corretora (algumas podem até zerar uma delas).

Já a tributação segue as regras dos investimentos em ações: até R$ 20.000,00, o IR é zero e, quanto mais longo o investimento, menor a alíquota (Tabela Regressiva). É necessário recolher a DARF e, se você ficar com ouro de um ano para outro, é necessário declarar no Imposto de Renda.

É importante mencionar, porém, que existem riscos associados ao investimento em ouro. Alguns exemplos podem ser observados a seguir:

  • a quantidade de importações e exportações de ouro entre as nações;
  • variações sazonais de comercialização ou fatores naturais que causem mudanças nas extrações do metal;
  • as movimentações dos investidores individuais no funcionamento do mercado (ofertas e demandas) em cada período;
  • a política monetária dos vários países.

Agora, você tem em mãos as melhores informações para comprar ouro na bolsa e aproveitar toda a segurança desse ativo financeiro. O ouro, afinal de contas, é uma das preferências quando se quer proteção para a carteira de investimentos.

O que achou do conteúdo? O que pensa sobre investir em ouro? Tirou suas dúvidas? Foi útil para você? Aproveite e compartilhe sua opinião, suas ideias. Registre seu comentário nos espaços a seguir!


AVISO IMPORTANTE: o presente artigo é meramente informativo e não se trata de uma recomendação de investimento. Retornos passados, quando mencionados, se baseiam em fatos passíveis de demonstração, que servem apenas como referência histórica e não são garantia de retornos futuros. Investimentos envolvem riscos e podem ensejar perdas, inclusive da totalidade do capital investido, ou mesmo a necessidade de aportes adicionais, conforme o caso. O conteúdo deste artigo reflete apenas a opinião dos autores.

Posts Relacionados

Volatilidade: como o ouro pode proteger sua carteira em momentos de crise

Investimento em Ouro
9 de novembro de 2021
leia agora

Empresas para investir: conheça os ramos mais promissores

Investimento em Ouro
21 de outubro de 2021
leia agora